O Programa Ninho propõe o atendimento a bebês e suas mães (ou pais) voltado para a prevenção em linguagem e ao acompanhamento do desenvolvimento infantil.


ninho

A primeira consulta deverá acontecer ainda no período gestacional, onde serão abordadas orientações iniciais sobre audição, aquisição de linguagem, amamentação e primeiras experiências de interação entre pais-bebê.

Já no primeiro mês de vida do bebê, duas consultas domiciliares são indicadas com o objetivo de oferecer escuta, apoiar e acompanhar pais e bebês nesse novo ciclo de vida e de experiência para ambos.

A partir do segundo mês de vida, sugere-se o início do programa Follow-up em Linguagem.

Programa Follow-up em Linguagem

O Follow-up em Linguagem consiste em consultas regulares, cuja periodicidade segue a indicação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Vejamos:

Mensal (idade até 6 meses);

Bimensal (6 aos 12 meses);

Trimestral (12 aos 24 meses); ou

De acordo com a frequência ideal para cada família.

Neste programa é utilizado o protocolo IRDI (Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil), que é produto da articulação transdisciplinar entre as áreas da Fonoaudiologia, Psicanálise, Psiquiatria e Nutrição, em torno da noção de risco para o desenvolvimento. Com esse instrumento será feito o acompanhamento do desenvolvimento infantil a partir da interação pais-bebê.

Serão realizadas também observações clínicas específicas sobre aquisição de linguagem e, de forma complementar, sobre habilidades cognitivas referentes ao período sensório-motor segundo Piaget.