avatar (1)

Sobre a Profissional

Sou fonoaudióloga infantil, apaixonada pela linguagem, por isso, adoro contar histórias…

Mais informações

(91) 98407 6601

cristal@tudoelinguagem.com.br

Localização no mapa

Meu currículo


No início da década de 2000, durante a graduação, realizei estágio extra-curricular na Unidade neonatal da Santa Casa de Misericórdia do Pará. No acompanhamento daqueles pequenos e delicados bebês, comecei a me interessar pelo desenvolvimento dos mesmos após a alta hospitalar. Ao concluir o curso de Fonoaudiologia, na Universidade da Amazônia (UNAMA), ingressei em duas pós graduações: a) Fonoaudiologia Neonatal (CEPEF-SP); b) Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath (CERN-RJ). Retornando a Belém, trabalhei na Unidade Neonatal da Santa Casa de Misericórdia do Pará, assim como tive a oportunidade de conhecer melhor o trabalho em linguagem com crianças do espectro autista, no Hospital Universitário Bettina Ferro Souza.

No retorno aos berçários, na Santa Casa, eu observei que de fato “os bebês não existem sem suas mães” como dizia Winnicott, o que despertou meu interesse teórico para a clínica mãe-bebê. Segui para a Formação avançada no conceito Bobath Baby Course (CERN-RJ) e para o Estágio interdisciplinar em Instituições Francesas, através do Instituto Langage. A partir deste não mais me sentia à vontade com determinadas limitações impostas pelo trabalho no âmbito hospitalar. Era hora de alçar novos voos.

Comecei a minha trajetória no consultório trabalhando com crianças com alterações neuromotoras. Paulatinamente, passei a ser mais e mais procurada para atender crianças com transtornos globais do desenvolvimento. Fui me apaixonando cada vez mais pela linguagem e pelo trabalho com crianças, cuja linguagem precisava de suporte para se estruturar. Para sustentar a prática clínica encontrei a teoria pscicanalítica constatando que àquela ciência cujo pressuposto supõe a “cura pela fala” podia ser preciosa também para auxiliar na “cura da fala” (ou da linguagem). Segui meu percurso realizando especialização em c) Teoria psicanalítica sob a coordenação do Instituto Gradiva; d) Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Posteriormente, tive a experiência da Docência em ensino superior, no curso de Fonoaudiologia da Univesidade da Amazônia (Unama). Esta experiência foi-me oportuna e enriquecedora, inclusive para constatar que tenho o perfil eminentemente clínico. Retornei integralmente, ao atendimento às crianças e suas famílias.

Recentemente conclui a especialização em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência, no Centro Lydia Coriat de Porto Alegre e dedico-me exclusivamente à clínica com bebês e crianças em consultório. Sou membro fundador do Ciranda, grupo dedicado ao estudo da criança.

O consultório

Dúvidas?

Ligue ou envie uma mensagem